Esses Termos de Uso e Política de Privacidade explicam o uso das informações coletadas por Líder Comércio e Indústria Ltda. (“Líder” ou “Grupo Líder”), sociedade empresária inscrita no CNPJ/ME sob o n° 05.054.671/0001-59, com sede na Rua dos Pariquis, n° 1056, Bairro Jurunas, Belém, Estado do Pará, CEP: 66033-590, bem como suas subsidiárias ou afiliadas, no curso do exercício de suas atividades como rede de supermercados, lojas de departamento, drogarias, e-commerce, programa de fidelidade, faturizadora, operadora de cartão de crédito, dentre outros serviços (“Serviços”).
A fim de prestar esses Serviços, o Líder necessita realizar o tratamento de dados pessoais (“Dados Pessoais” ou “Dados”) de seus utilizadores (“Clientes”). Por isso, nesses Termos de Uso e Política de Privacidade (“Política de Privacidade”, “Uso e Privacidade” ou simplesmente “Política”) você encontrará informações sobre como é realizada a coleta, armazenamento e compartilhamento de seus Dados, em conformidade com a Lei nº 13.709/18 (“Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” ou “LGPD”) e demais legislações aplicáveis, bem como as condições para uso dos nossos sites e aplicativos.
Estes Termos de Uso são aplicáveis a todos os sites e aplicativos do Grupo Líder e a todos que acessam os nossos sites e aplicativos.
Ao acessar os sites e aplicativos você expressamente aceita e concorda com as disposições destes Termos de Uso. Por conta disso, você deve ler atentamente esses Termos de Uso antes de usar os nossos sites e aplicativos. Caso você não concorde com os Termos de Uso, você não deve usar os nossos sites e aplicativos.
Alguns dos nossos sites e aplicativos possuem área de conteúdo aberto e de conteúdo restrito. Para ter acesso ao conteúdo restrito pode ser necessário que o usuário faça um cadastro, fornecendo algumas informações pessoais para a criação de um login e senha.
Fique atento se as informações fornecidas estão corretas, pois você é responsável pela veracidade delas. Caso haja alguma inconsistência, isso pode impactar no seu acesso ao site ou ao aplicativo.
No exercício de nossas atividades comerciais, existem algumas situações em que é necessário que o nós realizemos a coleta e utilização de dados pessoais de nossos clientes para diversos fins, sempre de acordo com as legislações aplicáveis e cumprindo uma finalidade específica.
Quando se realiza uma venda, por exemplo, por vezes se faz necessário coletar alguns dados pessoais de nossos Clientes para efetivar a compra (como é o caso do uso dos cartões de crédito Liderzan). Igualmente, parte dos Serviços pode envolver a coleta de dados e/ou realização de cadastros, seja para atender exigências legais (emissão de nota fiscal) ou mesmo para adesão a programas (de fidelidade ou de cartão de crédito).
Esses são alguns exemplos que mostram como nossas atividades precisam, em algumas situações, realizar a coleta, armazenamento e utilização de dados pessoais de nossos Clientes. Se, após a leitura desta Política, você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato por meio dos canais disponíveis à época da leitura.
1.1. Para fins de interpretação do presente documento, os termos e expressões abaixo terão os seguintes significados:
A coleta de seus Dados Pessoais dependerá de sua interação com nossos Serviços. Assim, coletaremos as informações que você mesmo compartilha conosco quando faz alguma compra em nosso site ou app, navega em nosso site ou app ou mesmo para emissão de nota fiscal em nossas lojas físicas. Os Dados são coletados com o fim de permitir e viabilizar a adequada prestação dos serviços pelo Líder, melhorando a experiência dos Clientes de forma geral.
Para facilitar a visualização dos dados coletados, preparamos a tabela abaixo, na qual detalhamos o tipo de dado coletado e a finalidade de sua coleta:
FINALIDADE | DADOS COLETADOS | BASE LEGAL |
---|---|---|
Funcionamento do site ou app: Ativar funcionalidades essenciais, como software, antivírus, responsividade do site/aplicativo ao desktop ou mobile, entre outras funções. | Dados de navegação: dados coletados por meio de cookies ou device ID’s, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas. | Cumprimento de Obrigação Legal |
Funcionamento do site ou app: Ativar funcionalidades essenciais, como software, antivírus, responsividade do site/aplicativo ao desktop ou mobile, entre outras funções. | Dados sobre o dispositivo de acesso: modelo, fabricante, sistema operacional, operadora de telefonia,
tipo de navegador, tipo e velocidade da conexão. Dados Cadastrais: e-mail, CPF, nome, telefone, endereço e data de nascimento. |
Legítimo Interesse e Obrigação Legal |
Analytics: entender seu comportamento de navegação e como o site/app está sendo usado, para melhorar
sua experiência como usuário. Os dados coletados são agregados e, sempre que possível, anônimos.
Marketing: direcionamento de conteúdos e publicidade, nossa e de nossos parceiros, conforme o seu perfil e preferências. |
Dados de navegação: dados coletados por meio de cookies ou device ID’s, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas. | Legítimo Interesse e Consentimento |
Prestação dos Serviços: Processamento de compras, devolução e troca de produtos, realização de parcelamentos, realização de entregas via delivery, inscrição em programas de fidelidade, emissão de nota fiscal, entre outros. |
Dados de Pagamento: Informações de cartão de crédito e débito.
Dados Cadastrais (formulários): e-mail, CPF, nome, telefone, endereço e outras informações (a depender do serviço contratado). Outros dados: captação de imagem por câmeras de segurança (CFTV). |
Consentimento, Execução de Contrato, Obrigação Legal e Legítimo Interesse |
Lista de Presentes Magazan: App para criar lista de presentes e enviar a convidados do evento em questão. | Dados Cadastrais:e-mail, nome, telefone, CPF, endereço e outras informações (a depender do serviço
contratado).
Dados de Consumo: histórico de consumo e análise de preferências. |
Execução de Contrato e Consentimento |
Atendimento às solicitações: Efetuar pedidos de devolução, trocas, direcionar reclamações e solicitações do cliente, entre outros. | Dados de cadastro e-mail, nome, telefone e outras informações (a depender do serviço contratado). | Consentimento |
Prevenção à fraude: Monitoramento das vendas em lojas físicas e no e-commerce, para prevenção de fraude nas vendas. | Dados de Pagamento: CPF, informações de cartão de crédito e débito. | Consentimento, Proteção do Crédito e Legítimo Interesse |
Segurança: segurança física e lógica dos ambientes das lojas. | CFTV: captação de imagem por câmeras de segurança (CFTV). | Legítimo Interesse |
Medicamentos controlados: Cumprir com a regulação de venda de medicamentos controlados. | Dados da receita médica: Nome completo, endereço, CPF, RG, telefone, idade, medicamento, lote, concentração e quantidade; CRM, nome completo, clínica ou consultório do médico. | Cumprimento de obrigação legal |
Farmácia popular: Possibilitar o benefício garantido pelo Ministério da Saúde na compra e venda de medicamento. | Dados de Cadastro: Nome completo, endereço, CPF, número SUS. | Cumprimento de obrigação legal |
Cartão Liderzan: Avaliar a possibilidade de crédito de clientes para oferecimento do produto e emissão do cartão de crédito, quando solicitado. | Dados de Cadastro: Nome, CPF, endereço, e-mail e telefone.
Análise de crédito: Histórico de consumo. |
Consentimento, Execução de Contrato e para Proteção do Crédito |
Canais de atendimento próprios: atender quem desejar se comunicar com o Líder, seja para reclamações, sugestões ou elogios. | Dados de Cadastro: Nesse processo, os dados coletados por variam caso o consumidor já seja cadastrado em nossos sistemas – caso em que é solicitado apenas o CPF – ou se o mesmo está se cadastrando pela primeira vez. Nesta última hipótese, os dados tratados, em regra, são: nome completo, CPF, endereço, apelido, país, telefones (fixo e celular) e e-mail. | Consentimento e Legítimo Interesse. |
Canais de atendimento de terceiros: são canais pelos quais o cliente registra sua reclamação de forma indireta (Procon, Consumidor.gov e ReclameAqui). | Dados de Cadastro: Nesses casos, o Consumidor envia seus dados a estas entidades e, posteriormente, somos informados da existência de uma nova demanda. Também nesse caso os dados coletados pelos terceiros variam, mas incluem nome completo, CPF, endereço, apelido, país, telefones (fixo e celular) e e-mail. | Consentimento e Legítimo Interesse. |
Monitoramento de imprensa e redes sociais: responder as demandas de clientes recebidas pela imprensa ou veículos de mídia ou pelas redes sociais. | Dados de Cadastro: Os dados colidos variarão de acordo com a manifestação do cliente, podendo incluir, sem limitação, nome completo, endereço e telefone. | Consentimento e Legítimo Interesse. |
Candidatura a vagas no Líder (Trabalhe Conosco): Possibilitar a candidatura a vagas de trabalho disponíveis no Grupo Líder | Dados de Cadastro: Nome completo, endereço, CPF, experiências profissionais e dados para contado. | Consentimento e Legítimo Interesse. |
Envio de mensagens ao Líder (Fale Conosco): Possibilitar uma comunicação direta com o cliente, podendo enviar dúvidas, sugestões, e ou reclamações. | Dados de Cadastro: Nome completo, telefone, e e-mail. | Consentimento |
Assinatura Newsletter: Adesão para recebimento por e-mail de ofertas, novidades e promoções do Grupo Líder. | Dados de Cadastro: Nome completo, telefone, e e-mail. | Consentimento |
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles, a saber:
Para maiores informações solicitamos que entre em contato por meio dos canais disponíveis à época da consulta.
O Líder opera em parceria não somente com seus Clientes, mas também com empresas, a fim de oferecer os melhores serviços, com a máxima qualidade. Por isso, por vezes, há necessidade de compartilhamento de seus Dados com essas empresas, porém, sempre buscando ao máximo sua privacidade e, sempre que possível, de maneira anônima. Caso restem dúvidas quanto aos Dados compartilhados, colocamo-nos à disposição para esclarecer quaisquer questionamentos através de nossos canais de atendimento disponíveis. Abaixo seguem situações em que é necessário o compartilhamento de seus Dados Pessoais:
Sim. Embora o Grupo Líder esteja sediado no Brasil e os seus produtos e serviços sejam destinados a pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, a LGPD e demais leis cabíveis, os Dados Pessoais que coletamos podem ser transferidos para países localizados na União Europeia e para os EUA, por exemplo. Essa transferência ocorre por conta de certos fornecedores, servidores e/ou parceiros comerciais do Líder, que podem prestar seus serviços ou estarem sediados no exterior.
O Líder possui uma política de retenção e descarte de Dados Pessoais alinhada com a LGPD e demais leis aplicáveis. Os Dados Pessoais serão armazenados em servidores próprios ou de terceiros, somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma base legal. Caso você tenha registrado uma conta em qualquer ambiente do Grupo Líder, as informações da sua conta serão mantidas enquanto você mantiver essa conta ativa.
Caso haja solicitação de exclusão dos seus dados e/ou de sua conta: (i) podemos eventualmente fazer verificações para checar sua real identidade, a fim de garantir que não haja fraudes, e (ii) alguns Dados Pessoais poderão não ser excluídos por conta de exigências e obrigações legais, mas, nesses casos, vamos manter nosso compromisso de sigilo e de proteção desses dados, informando-lhe acerca de eventuais limitações.
É nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, com o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação.
Esforçamos-nos ao máximo para proteger a privacidade de seus Dados, mesmo sendo impossível garantir total segurança.
Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob controle do Líder e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, pedimos que entre em contato conosco através dos canais disponíveis em nosso site.
Outrossim, recomendamos que você utilize senhas de difícil identificação por terceiros, contendo, por exemplo, no mínimo oito caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e ao menos um símbolo.
Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com este Aviso de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver outras dúvidas, solicitações, comentários ou sugestões relacionadas aos dados coletados ou a este Aviso entre em contato conosco. Nós temos um canal de atendimento e suporte à disposição de nossos clientes:
Esta Política de Privacidade está sujeito a constante melhoria e aprimoramento para garantir mais transparência e segurança aos usuários e Clientes. Assim, o Grupo Líder se reserva o direito de modificar a qualquer momento, de forma unilateral, o presente documento. A nova Política de Privacidade entrará em vigor a partir de sua publicação no site.